maio 18, 2024 13:11

Armazenamento em nuvem: agilidade, segurança e profissionalismo para os negócios

armazenamento em nuvem

Não há como fugir do armazenamento em nuvem, já que essa tecnologia chegou para ficar. E não é por menos, ela permite desde tarefas simples, como o compartilhamento de documentos, até estratégias de negócios avançadas.

Mas para que não restem dúvidas sobre a importância do armazenamento em nuvem, preparamos este artigo especial. Boa leitura!

O que é o armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem permite que informações e documentos de uma empresa sejam arquivados em ambientes virtuais seguros, estando sempre à disposição das pessoas autorizadas em qualquer lugar ou dispositivo do mundo.

Estamos falando de um armazenamento via web, que não ocupa espaço nos dispositivos da empresa, apenas consome dados de upload, quando você os envia, e download, quando os acessa.

Com o avanço da transformação digital, as empresas passaram a usar tecnologias cada vez mais avançadas para executar seus processos e o armazenamento em nuvem é uma delas. 

De forma resumida, um sistema de armazenamento em nuvem facilita a vida das empresas, principalmente por dois motivos:

  • Poder salvar uma grande quantidade de arquivos sem comprometer o espaço do HD;
  • Ter a liberdade de poder compartilhá-los e acessá-los de onde você quiser.

Como funciona o armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem tem um funcionamento muito simples. 

Alguém, por meio de uma conta, acessa a ferramenta e a utiliza para poder salvar ou compartilhar informações pela internet. Elas ficam protegidas por senha, e estarão disponíveis para outros usuários com acesso autorizado, de qualquer lugar ou dispositivo. Basta logar na conta para poder editar, excluir ou compartilhar arquivos.

Vantagens do armazenamento em nuvem

Entre as principais vantagens do armazenamento em nuvem para a sua empresa estão a agilidade, segurança e profissionalismo nos negócios. 

Agilidade para as equipes

Com o armazenamento em nuvem sua equipe ganha agilidade, pois não é preciso aguardar um membro da equipe terminar seu trabalho para que outro  comece suas tarefas. Todos podem trabalhar ao mesmo tempo com os arquivos e informações na nuvem. Assim, não perdem tempo e acessam tudo que o armazenamento em nuvem oferece com apenas um clique.

Essa característica torna o armazenamento em nuvem ideal para aquelas equipes que precisam que tudo seja facilmente compartilhado e acessado.

Segurança

Os computadores de qualquer empresa estão sujeitos a acidentes, defeitos e má utilização dos colaboradores. E como você já deve saber, isso tudo coloca em risco os dados guardados nessas máquinas. 

Porém, com o armazenamento em nuvem, nenhum trabalho ou informação é perdido se houver problemas nos computadores que o realizam.

Profissionalismo 

Por fim, o armazenamento em nuvem deixa tudo mais profissional, o que é extremamente vantajoso em tempos de expansão do home office, freelancers e outros modelos que não exigem a presença física do profissional na empresa.

E o melhor, ele pode ser adotado como um processo de gestão por qualquer empresa. Através dele, é possível organizar informações como recibos, relatórios e notas fiscais com o máximo de eficiência.

Como e onde usar o armazenamento em nuvem 

Como já citado acima, qualquer organização pode adotar o armazenamento em nuvem num espaço de poucas horas. Afinal, basta contratar o serviço e começar a transferência dos dados para seu novo espaço virtual.

Algumas empresas, com gestores já acostumados com a tecnologia, o armazenamento em nuvem costuma ser utilizado desde o início. Mas isso não impede que empresas  mais antigas também possam adotar e se beneficiar dessa importante ferramenta. 

Em empresas maiores, com estrutura altamente ramificada, onde os colaboradores trocam informações o tempo todo, o armazenamento em nuvem é um grande aliado no que diz respeito ao aumento da competitividade.

Ao compartilhar documentos com maior eficiência, o armazenamento na nuvem abre espaço para que as empresas, de todos os tamanhos, possam inovar e construir escritórios virtuais com profissionais dos mais diversos lugares. 

Conclusão

O armazenamento em nuvem deve ser o próximo passo na adequação da sua empresa às demandas do universo digital. 

E você pode implementar esse recurso hoje mesmo, investindo muito pouco para alcançar todos os benefícios que ele proporciona.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com Computécnica. Nossa equipe de especialistas pode ajudar sua empresa com o armazenamento em nuvem e outros serviços.  

Veja mais

Artigos relacionados