maio 17, 2024 12:13

Conheça a proposta do Azure ARC

Azure ARC

O uso da nuvem já é uma realidade na maioria das empresas, e, isso independe do nível, tamanho ou escala. A presença no local também é regular, o que torna essa abordagem híbrida interessante às organizações, pois promovem a possibilidade de utilizarem seu ambiente on premises e ainda as vantagens de tecnologias em nuvem. 

Essas tecnologias podem ser percebidas em mais de um provedor de serviços em nuvem, o que também pode vir a causar um aumento da complexidade do gerenciamento e a necessidade de um inventário diversificado de habilidades técnicas. 

Como solução para este possível problema foi criado o Azure Arc. Esse conjunto de tecnologias torna mais simples as aplicações das inovações da nuvem em qualquer lugar, independentemente do ambiente ou plataforma.

O que é o Azure Arc

Como já citado na introdução deste artigo, o Azure Arc é um conjunto de tecnologias que traz a segurança do Azure e de serviços nativos de nuvem para ambientes híbridos e multinuvem. Com o Azure Arc é possível você proteger e controlar a infraestrutura, bem como os aplicativos em qualquer lugar.

A criação de aplicativos nativos da nuvem fica mais rápida com ferramentas e serviços familiares, para executá-los em qualquer plataforma do Kubernetes.

Para quem deseja modernizar seu patrimônio de dados com os dados, deve considerar a adesão do Azure.

Não são poucas as empresas que ainda enfrentam uma variedade de recursos espalhados por vários datacenters, nuvens e pontos de presença. A isso se deu a necessidade de organizar e aplicar políticas para os recursos de TI onde quer que estejam, a partir de um local central.

A Microsoft por sua vez, criou o Azure Arc para interagir com a tecnologia híbrida, permitindo que os clientes tenham uma abordagem central e unificada para gerenciar seus servidores Windows e Linux, clusters Kubernetes e serviços de dados do Azure onde quer que estejam.

Segurança unificada entre ambientes híbridos e multinuvem

  • Possibilidade de implantar o primeiro SIEM nativo da nuvem para todos os seus recursos usando o Microsoft Sentinel por meio do Azure Arc.
  • O Microsoft Defender para Nuvem otimiza o seu gerenciamento de postura de segurança em todos os seus recursos, onde quer que eles estejam.
  • Recursos avançados de proteção contra ameaças para multinuvem, funcionalidades locais ou de borda, por meio do Microsoft Defender para Nuvem.

Proteção de infraestrutura e aplicações em qualquer lugar

Azure Arc cumpre com os padrões de governança de infraestrutura e conformidade para aplicativos, infraestrutura e dados com o Azure Policy

Há também um gerenciamento central de uma ampla gama de recursos, incluindo servidores Windows e Linux, SQL Server, clusters do Kubernetes e serviços do Azure.

Gerenciar o ciclo de vida de VMs (máquinas virtuais) para os seus ambientes VMware e Azure Stack HCI de um local centralizado também é possível.

Por fim, o acesso e a gestão das políticas de segurança para recursos pode ser feito através do RBAC (controle de acesso baseado em função) e do Azure Lighthouse.

O controle dos ativos de TI em expansão, o atendimento dos requisitos regulatórios e de soberania de dados, bem como a garantia das configurações e implantações consistentes são resultados diante da proposta do Azure Arc.

A Microsoft desenvolveu o Arc para funcionar com qualquer distribuição Kubernetes que esteja em conformidade com o padrão da Cloud Native Computing Foundation (CNCF). Sua empresa já faz uso do Azure Arc? Quais são as considerações de sua equipe de TI com essa tecnologia?

Sua empresa está precisando de soluções para ambientes híbridos? Fale agora mesmo com a gente: (11) 2134-9000 | (11) 2147-6490

Veja mais

Artigos relacionados