maio 18, 2024 14:03

Para seu negócio não parar: governança e sustentação Azure e Office 365

azure e office 365

A cada dia, o volume de dados gerado entre os diferentes tipos de interação que um negócio precisa para manter suas atividades com clientes, fornecedores, entre outros, aumenta exponencialmente e esses dados não devem ser desperdiçados, eles têm grande valor estratégico. 

Mas para se valer das informações e insights que esses dados podem gerar é preciso organização e estratégia. Para isso, a governança e sustentação Azure e Office 365 é uma importante ferramenta, já que permite criar e aplicar políticas e regras em relação ao uso e distribuição de informações. 

Entenda neste artigo por que a governança e sustentação Azure e Office 365 são importantes para que o seu negócio não pare.

O que é governança de dados

A governança de dados consiste em políticas, processos e uma estrutura organizacional para apoiar o gerenciamento de dados corporativos com segurança e confiança.

Com o acúmulo cada vez maior de novos dados, as empresas precisam definir ambientes apropriados para o armazenamento e o acesso, bem como projetar uma arquitetura de dados capaz de controlar, integrar e disponibilizar para toda a organização todas as informações necessárias para o bom andamento dos trabalhos e tomadas de decisão cada vez mais assertivas. 

  • Quando a governança de dados é bem executada, ela potencializa o trabalho da ciência de dados dentro da organização, permitindo a solução de problemas complexos a partir de dados disponíveis, confiáveis e bem organizados. E para que isso aconteça, são necessárias a adoção de algumas boas práticas, tais como: 
  • A governança de dados deve ser vista não como algo isolado, mas sim como parte de processos maiores. Assim, ela deve estar alinhada  com as regras de conformidade (compliance), internas ou externas à empresa, sejam políticas corporativas ou leis mais abrangentes, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais)
  • É preciso também ter em mente quais são os reais objetivos da governança e da gestão de dados da empresa, ou seja, a razão pela qual a empresa precisa disso. Uma vez que se tenha essa definição, deve-se espalhar por toda a organização o que será feito, como e por qual motivo será feito. 
  • Com a entrada em vigor da LGPD, e também por estarmos mais conscientes dos  potenciais riscos envolvidos, as exigências com segurança e privacidade ficaram maiores quando se trabalha com dados. Dessa forma, protocolos seguros com criptografia são regra e controlar o acesso de um usuário só no nível do banco de dados ou tabela já não é mais suficiente. 
  • Ainda quando o assunto é segurança e privacidade, é preciso contar com o suporte de especialistas das áreas de segurança, privacidade, tecnologia, ou mesmo direito, para ajudar com as leis de privacidade de dados. 
  • Comece a governança pelos dados críticos do negócio, ou seja, aqueles mais valiosos, relacionados aos processos-chave, ou que estão associados a grandes riscos ou impactos corporativos. 
  • A governança dos dados, assim como qualquer outro processo, tem um custo, e é essencial que esse custo não seja maior que os benefícios gerados.
  • Não adianta apenas entregar os dados, é preciso entregar dados com qualidade. Afinal, no caso de uma tomada de decisão, dados ruins irão gerar decisões ruins. 
  • É por meio das normas, padrões e procedimentos que será possível compartilhar conhecimento, aperfeiçoar a qualidade, aumentar a produtividade. Por isso, o ideal é que tudo seja feito por escrito e difundido para toda a empresa.
  • A entrega de dados aos clientes é um ponto crítico da governança de dados e aqui,  é preciso um forte apoio da engenharia e da tecnologia para que todos os dados possam ser consultados, compartilhados e explorados sempre de maneira segura e eficiente. 

A importância da governança de dados e informações 

A governança de dados e informações trata-se de uma gestão eficiente desses itens que são gerados constantemente por uma empresa. Com ela, a empresa agrega mais agilidade, segurança, transparência, além de melhorar processos internos.

E, para gerenciar, de forma eficiente, os dados e informações dentro de uma empresa é necessário criar uma estratégia de governança que viabilize a implementação do processo. Para isso, alguns pontos precisam ser priorizados, como:

  • Identificar e analisar toda a informação que está sendo produzida pela empresa
  • Estabelecer políticas claras sobre criação, armazenamento, gerenciamento e descarte de documentos
  • Determinar a escalabilidade para acompanhar o aumento progressivo do armazenamento de dados.

As vantagens da governança e sustentação Azure e o Office 365 

O Azure Active Directory (Azure AD) é um serviço de gerenciamento de identidade e de acesso baseado na nuvem da Microsoft. Esse serviço possibilita aos funcionários o acesso a recursos externos, como o Microsoft 365, o portal do Azure e milhares de outros aplicativos SaaS, e também a recursos internos, como os aplicativos da rede corporativa e intranet.

Em resumo, a partir de uma autenticação, é possível gerenciar identidades de usuários do banco de dados e outros serviços Microsoft em um único lugar, simplificando o gerenciamento de permissões.

Existem diversas vantagens da implantação de políticas de governança e sustentação Azure e Office 365. Conheça algumas delas a seguir.

Redução de custos

Com a governança Office 365 os erros tendem a diminuir, reduzindo os custos operacionais da empresa.

Mais eficiência

O gerenciamento com Office 365 também aumenta a eficiência e assertividade da equipe, uma vez que haverá maior visibilidade e disponibilidade de informações.

Otimização dos negócios

Com processos centralizados em um único ambiente há maior facilidade de gerenciamento, evitando perdas e erros estratégicos.

Tenha facilidade em garantir conformidade

Com o Azure é possível criar ambientes em total conformidade, de maneira fácil e com políticas e controles de acesso por função.

Melhore a produtividade dos DevOps

No Azure você mantém os desenvolvedores focados na criação de produtos e serviços, já que o processo de conformidade estará no início do ciclo de vida através de políticas internas.

Gerencie e otimize custos

Acompanhe os custos em uma exibição única que permite a geração de insights operacionais e financeiros avançados. Além disso, reduza o total de gastos de 20 a 34% no Azure.

Interessado na governança e sustentação Azure e Office 365? Nossa empresa pode te ajudar!

A Computécnica, há mais de 3 décadas integrando tecnologia aos negócios de seus clientes, desenvolve um método de gerenciamento personalizado de ambientes com Multi Subscription e Multiflorestas. 

Dessa forma, por meio de processos de governança e gerência, conseguimos automatizar o controle de recursos individualizados otimizando assim, tempo, recursos e custo para que a administração centralizada de ambientes híbridos seja ainda melhor.

Saiba mais sobre a Orquestração de Ambientes Híbridos e Governança e Sustentação Azure e Office 365, falando com os especialistas da Computécnica.

Veja mais

Artigos relacionados