maio 18, 2024 13:19

Entenda a importância do Business Intelligence para as empresas

Business Intelligence

O Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios) é a coleta, armazenamento, tratamento, análise e aplicação de dados – que são essenciais para a tomada de decisões mais assertivas. E justamente por isso, o BI ganhou extrema importância na definição de estratégias e no desenvolvimento de planos de ação nas empresas. 

Afinal, ele gera insights e descobertas que podem ser aplicados no dia a dia do negócio, em pesquisas de mercado, na comunicação, em técnicas operacionais e muitas outras áreas. 

Para que você compreenda melhor o que a aplicação do Business Intelligence pode proporcionar para a sua companhia, nós escrevemos este artigo. Boa leitura! 

Os pilares do BI

O Business  Intelligence é uma abordagem sustentada por quatro pilares:

Coleta de dados

Dados são coletados tendo como critérios dois questionamentos: qual tipo de informação é útil para o negócio e qual objetivo se pretende alcançar com esses dados. 

Análise de dados

Os dados coletados são analisados de acordo com métricas que possibilitam interpretá-los e organizá-los. Esse processo ajuda na visualização e na comparação entre as informações levantadas.

Compartilhamento

A coleta e a análise de dados no BI tem como um de seus objetivos o compartilhamento, para que as informações auxiliem na tomada de decisões.

Monitoramento

Todos os resultados e os insights gerados pelo processamento de dados devem ser monitorados e revisados. Deve-se também buscar novas fontes de dados, que estejam alinhadas às mudanças no cenário da empresa. 

Aplicação do Business Intelligence nas empresas 

O  Business  Intelligence ajuda a promover a compreensão dos métodos de coleta e uso de todos os tipos de informações, sejam elas internas ou externas, para que sejam criadas estratégias que possam garantir um maior potencial competitivo para a empresa. 

Atualmente, o BI é uma ferramenta necessária para todas as companhias que pretendem se diferenciar no mercado e se manter fortes mesmo em tempos de crise, incertezas e alta concorrência.

Áreas da empresa em que o POWER BI pode ser usado 

O Power BI é a solução de Business Intelligence da Microsoft, muito versátil, ele pode ser aplicado em diversas áreas de um negócio. Dentre elas:

Atendimento ao cliente

A ferramenta contribui para obter informações dos clientes. É possível cruzar os dados de negócio, identificar os melhores horários para agir e quais abordagens são mais eficientes, fazer análises preditivas e a identificação de padrões e comportamentos que aumentam as chances de fidelização dos consumidores.

Marketing

As informações obtidas ajudam a traçar campanhas com base nas tendências e no perfil dos clientes identificados. 

Financeiro

Com dados atualizados é possível tomar decisões mais conscientes, identificar oportunidades de investimento e gerar relatórios otimizados.

Business Intelligence X Big Data

É muito comum que exista confusão entre o Business Intelligence e o Big Data, mas há muitas diferenças entre essas duas tecnologias.

Big Data abrange uma quantidade grande de informações, que é utilizada pelos cientistas de dados para identificar correlações e padrões. Trata-se de uma tecnologia relacionada ao acúmulo de dados, enquanto o BI se relaciona com a inteligência empresarial.

Ou seja, o BI é um passo além do Big Data, porque ele faz mais que lidar com o grande volume de informações, ele ajuda na compreensão das informações para que elas sejam utilizadas para direcionar as decisões dos gestores da empresa. 

No entanto, isso não significa que apenas o Business Intelligence deve ser trabalhado. O ideal é utilizar Business Intelligence, Business Analytics e Big Data em conjunto para ter uma compreensão mais clara do contexto em que o negócio está inserido, seus desafios e oportunidades.

Vantagens de usar POWER BI nas empresas

Entre as muitas vantagens que o uso de ferramentas de Business Intelligence, como o Power BI da Microsoft, traz para as empresas, estão:

  • tornar as tomadas de decisões mais fundamentadas
  • reduzir custos
  • eliminar a duplicação de atividades
  • melhorar a organização da empresa
  • permitir fazer previsões de crescimento corporativo
  • ajudar na elaboração de estratégias
  • fornecer informações confiáveis
  • permitir uma visão em tempo real da performance do negócio.

Grandes empresas que utilizam o BI

No Brasil e no mundo, o Business Intelligence é usado em diferentes organizações, entre as quais estão empresas de telecomunicações, seguradoras, instituições financeiras e até mesmo escritórios de advocacia.  São exemplos de grandes empresas que utilizam o BI no seu dia a dia:

  • GASMIG – Companhia de Gás de Minas Gerais
  • FIAT
  • Toyota USA
  • TNT
  • Coca-Cola Bottling Company

Esperamos que este conteúdo tenha ampliado os seus conhecimentos sobre Business Intelligence. E se você busca uma parceria para implementar o uso de ferramentas como o Power BI na sua empresa, acesse nosso site e veja como podemos ajudá-lo.

Veja mais

Artigos relacionados