maio 18, 2024 12:49

Serverless e Automação da Nuvem: entenda os conceitos em Cloud Computing

cloud computing

A cloud computing é uma das inovações mais relevantes do setor de tecnologia dos últimos tempos.

Com um conceito moderno, ele proporciona uma nova e mais interessante experiência de usabilidade de tarefas, sem o uso de servidores e totalmente embasado no sistema de automação na nuvem.

Para as empresas, essa tecnologia tende a proporcionar muitas vantagens, que vão desde a redução de custos, até o aumento da lucratividade. Veja como isso é possível!

O que é serverless computing?

O serveless computing é uma evolução do armazenamento na nuvem, que diz respeito a um sistema de utilização sem servidores.

Basicamente, todas as ações que serão executadas no computador estarão embasadas em uma estrutura que não faz parte dos domínios da empresa e fica conectada diretamente à cloud.

Esse sistema é muito utilizado para programas e apps que não dependem de servidores tradicionais. Portanto, eliminam a necessidade de investimentos nessa área dentro dos empreendimentos.

Quais são os benefícios da serverless computing?

Nesse tipo de sistema, em que o cloud computing é a base de funcionamento dos aplicativos, pode contribuir para o desenvolvimento prático da empresa, interferindo positivamente em situações cotidianas.

Inclusive, podemos destacar que essa é uma ferramenta democrática, já que facilita que empresas menores tenham acesso à praticidade de um servidor, como destacado no portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Veja como isso acontece e de que maneira é possível obter benefícios do uso do serverless computing:

Escalabilidade

Com o uso da automação na nuvem, o processamento de dados se torna mais dinâmicos e permite que a empresa passe a escalar funções.

Isso porque, com o servidor alocado na cloud, a equipe de TI fica mais livre para poder trabalhar com outras coisas.

Utilização mais eficiente dos recursos de TI

Continuando no tema do departamento de TI, o modelo de serverless e cloud computing tem uma enorme influência na redução do TCO, que é o custo total com as ações do setor.

Isso permite que os recursos voltados para ele possam ser melhor aproveitados, investindo em outros aspectos e tornando o trabalho ainda mais dinâmico e funcional.

Gerenciamento facilitado da infraestrutura

Como não há servidores físicos para serem operados dentro das empresas, a equipe de TI não precisa se preocupar com a manutenção da infraestrutura.

Essa é uma questão essencial para o funcionamento correto de um sistema de dados. Com o sistema sem servidores, é possível implementar os códigos-fonte de maneira mais segura e controlada.

Redução do tempo para disponibilizar aplicações em produção

Por fim, um último benefício que deve ser citado a respeito do uso do cloud computing e do serverless, é a possibilidade de reduzir o tempo de desenvolvimento de um software.

Isso porque há uma diminuição da dependência dos ciclos, gerando uma entrega mais rápida e frequente dos incrementos do sistema.

Essa vantagem vai se reverter na apresentação de soluções com muito mais agilidade, gerando uma reação em cadeia positiva para a empresa.

Quais as vantagens da automação na nuvem?

A automação na nuvem é um conceito moderno e, tal qual os outros que seguem essa premissa, surgiu para otimizar o trabalho cotidiano.

Com isso, é possível conquistar alguns ganhos diretos ao utilizá-la, que fizemos questão de listar para que você compreenda com mais exatidão.

Produtividade

Considerando as características que já citamos a respeito do servidor atuando de forma automatizada na nuvem, é fácil compreender que a equipe que, até então, seria responsável por ele tenha liberdade para trabalhar em outras áreas.

É por isso que o uso de cloud computing acaba por incentivar o aumento da produtividade das empresas, pois libera os profissionais de TI para se dedicar ao desenvolvimento de outros produtos e serviços.

Flexibilidade

A característica da automação do servidor faz com que a demanda de serviços seja constante, ao contrário dos picos que costumam surgir quando a atuação é totalmente manual.

Dessa maneira, é possível controlar melhor o trabalho do grupo e reverter em mais organização para a empresa. Consequentemente, oferecendo mais flexibilidade para a ação cotidiana.

Segurança

Por fim, o aumento na segurança também é uma vantagem que o cloud computing oferece. Se a nuvem não é automatizada, a equipe de TI precisa ficar constantemente conferindo a política da cloud.

Mas, quando essa ação é dinâmica, toda a fiscalização é feita de maneira automática pelo próprio sistema.

Isso garante que ele estará mais seguro contra ações hackers e outras ameaças que podem comprometer o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Microsoft e computação em nuvem

A Microsoft é a provedora global líder de serviços de computação em nuvem para empresas de todos os tamanhos. Para mais informações sobre a plataforma de nuvem da Microsoft, o serviço de Kubernetes no Azure e a plataforma de aplicativos sem servidor, bem como as diferenças entre o Microsoft Azure e outros provedores de nuvem, confira O que é o Azure? e Azure versus. AWS.

Dessa maneira, é possível se dedicar à uma atuação mais estratégica, para conquistar o mercado com mais assertividade.

O conceito de cloud computing vai se tornar cada vez mais frequente quando estiver pensando em otimizar o trabalho de sua empresa e torná-la mais produtiva.

Veja mais

Artigos relacionados