maio 18, 2024 13:54

Como escolher uma boa consultoria de TI?

consultoria de ti

Com o avanço constante da tecnologia muitas empresas acabam ficando perdidas e a melhor solução para o gerenciamento dos recursos tecnológicos é a contratação de uma consultoria de TI. 

Mas é aí que surge uma outra questão: Como escolher uma boa consultoria de TI? 

Pois bem, falaremos disso neste artigo. Acompanhe! 

O que observar na hora de escolher uma consultoria de TI 

O grande desafio é encontrar uma consultoria de TI que ofereça serviços de excelência, sem estourar o orçamento da empresa.

Mas isso pode ser mais fácil do que parece. Siga nossas dicas e acerte na contratação.

Orçamento

A contratação dos serviços de consultoria de TI deve ser feita com base no orçamento disponível da empresa. Por isso, estude bem os pacotes de serviços oferecidos.

Quando o orçamento está apertado, a empresa deve contratar serviços específicos e, à medida que a empresa for crescendo, novos serviços podem ser adicionados.

Existem consultorias de TI que permitem a aquisição de pacotes de serviços, como:

Histórico

Investigue o histórico da empresa antes de fazer a contratação. Entre no site e leia sobre o seu período de atividade, veja seus valores, crenças e metas.

Pesquise também sobre prêmios e certificações que possui e quais são as suas empresas parceiras. Isso é uma boa indicação do nível da qualidade dos serviços. 

Por fim, procure por comentários negativos e positivos sobre a empresa nas redes sociais e sites diversos.

Clientes 

É comum que as empresas de consultoria de TI exibam os seus clientes em seu site. Assim, procure ler os seus depoimentos escritos ou em vídeos, mas não se apegue só a essas informações.

Se possível, entre em contato com essas empresas pelas redes sociais e busque por informações sobre a qualidade dos serviços da consultoria. 

Qualidade do suporte

Antes de fechar com uma consultoria de TI é importante conhecer a qualidade do suporte oferecido pela empresa. 

Os profissionais precisam ter a capacidade de identificar os pontos fortes e fracos da empresa no que diz respeito aos recursos tecnológicos da sua empresa e, com base nisso, apresentar projetos e propor ações que ajudem a fortalecer a área.

Além dos profissionais estarem sempre disponíveis para tirar dúvidas e dar orientações, presencial ou remotamente, a empresa precisa garantir:

  • Segurança da rede e dos dados;
  • Redução dos problemas emergenciais;
  • Prevenção das perdas de informações;
  • Planejamento dos investimentos em TI.

Qualificação dos profissionais 

É importante que os profissionais da empresa de consultoria de TI sejam capacitados para ajudar na montagem da estrutura tecnológica, estabelecer processos e sugerir novas medidas.

No mais, devem se mostrar sempre dispostos a ensinar e compartilhar informações valiosas para a empresa.

Compromisso com a inovação

Um bom consultor não fica apenas no básico, ele vai além e está sempre em busca de novos conhecimentos e boas práticas, trazendo soluções inovadoras para o seu negócio. 

Às vezes, tudo que a sua empresa precisa é de um novo olhar para que se possa criar um projeto de TI que atenda as necessidades e supere todas as expectativas. 

Quando o assunto é TI, empresas inovadoras trazem insights que profissionais de outras áreas jamais imaginaram.

Cuidado redobrado com a segurança

Ataques hacker com Invasões de sistemas e roubo de dados estão entre as maiores ameaças que uma empresa pode enfrentar atualmente. 

Por isso, procure saber se a consultoria de TI que você pretende contratar tem uma boa reputação quando o assunto é segurança da informação. Essa é a única maneira de se proteger de prejuízos e evitar que seus dados caiam nas mãos de criminosos.

Assim, procure uma empresa que, além de uma equipe de profissionais especializados em segurança de dados e informações, ofereça serviços como:

  • Backup de dados; 
  • Atualização de softwares e sistemas;
  • Configuração de firewall;
  • Implementação de uma Política de Segurança da Informação (PSI);
  • Orientação dos seu colaboradores;  
  • Soluções de segurança abrangentes e robustas.

Gostou das dicas para te ajudar a escolher a consultoria de TI ideal para sua empresa? Então continue acompanhando nossos conteúdos e conheça nossos serviços. Aqui, na Computécnica você encontra os melhores profissionais para uma consultoria de TI de excelência.

Gostou das dicas para te ajudar a escolher a consultoria de TI ideal para sua empresa? Então continue acompanhando nossos conteúdos e conheça nossos serviços. Aqui, na Computécnica você encontra os melhores profissionais para uma consultoria de TI de excelência.

Veja mais

Artigos relacionados