maio 18, 2024 14:07

Conheça as 4 principais tendências do mercado de TI para 2022

tendências do mercado de ti

Acompanhar a tendência de mercado de TI é fundamental para que os gestores possam modernizar suas empresas de forma eficiente, e se destacar entre os concorrentes.

O segmento de tecnologia traz cada vez mais inovações para o setor corporativo, em busca de facilitar rotinas operacionais e automatizar processos complexos.

No entanto, para saber onde investir e quais as soluções mais modernas disponíveis, é importante monitorar os lançamentos e estar por dentro das demandas do próximo ano.

Por isso, confira algumas alternativas de tendência do mercado de TI que ganham espaço em 2022, e veja porque implementá-las na sua corporação.

Por que a sua empresa deve acompanhar a tendência de mercado de TI?

Em um cenário de grandes expectativas tecnológicas, acompanhar as principais opções de tendência de mercado de TI é essencial para estar à frente dos concorrentes.

Existe uma série de inovações que estão se destacando no segmento computacional, mas apenas algumas soluções ganham o verdadeiro reconhecimento do setor corporativo.

Dessa forma, acompanhar a tendência de mercado de TI ajuda os gestores a entenderem as principais áreas de investimento em que devem se atentar.

Além disso, implementar essas inovações permite tornar a sua empresa mais moderna e eficiente.

Tendência de mercado de TI: Conheça as 4 principais

Confira algumas das principais cotações de tendência de mercado TI para 2022:

1. Hiperautomação

A hiperautomação trará facilidades para as rotinas operacionais de indústrias e fábricas de larga escala.

Com essa inovação, as máquinas poderão não apenas realizar a montagem e produção das mercadorias, como também monitorar sua produtividade e identificar possíveis falhas.

Isso reduz a necessidade de mão de obra humana na verificação de operações, permitindo o direcionamento desses funcionários para outros setores.

A hiperautomação é resultado da união da inteligência artificial, machine learning e internet das coisas, todas tendências do mercado de TI.

2. Crescimento dos investimentos em cibersegurança

A implementação efetiva da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em 2021 fez com que o crescimento em investimentos na cibersegurança das empresas se tornasse uma tendência no mercado de TI.

Desse modo, as corporações poderão implementar práticas mais dinâmicas para proteger seus dados e informações sigilosas de clientes.

Além de seguir as determinações da lei, também será uma tendência que pode reduzir ataques e crimes cibernéticos.

3. Experiência por voz

As experiências por voz não são uma tecnologia recente, mas podem se tornar uma tendência do mercado de TI nos próximos anos.

Isso porque o cenário deixado pela pandemia de coronavírus incentivou as relações digitais, e diversas soluções desenvolvidas pelo segmento de tecnologia buscam humanizar esses contatos.

Dessa forma, espera-se que as experiências por voz atinjam outros setores, deixando nichos como telecomunicações profissionais e reuniões por vídeo chamada, e atingindo atendimentos comerciais, por exemplo.

Com essa inovação, se tornará possível, para o setor corporativo, investir em novas formas de estabelecer relações interpessoais, acompanhando as novidades da tecnologia.

4. Chatbots inteligentes na TI

Ainda, uma tendência do mercado de TI que pode se destacar em 2022 são os chatbots inteligentes.

Os consumidores deixarão de depender das orientações de atendentes humanos, e passarão a conversar unicamente com programações inteligentes que poderão resolver suas questões.

Isso tornará os atendimentos mais rápidos e dinâmicos, economizando com recursos e mão de obra.

Além disso, a implementação da inteligência artificial em chatbots já é uma realidade no mercado, e poderá alcançar o ambiente empresarial de modo mais incisivo no próximo ano.

Vale a pena acompanhar a tendência do mercado de TI?

Para o setor corporativo, é fundamental acompanhar a tendência do mercado de TI para o próximo ano, especialmente com as inovações que surgem a cada dia.

Dessa forma, será possível monitorar os principais diferenciais de cada nicho, e saber onde investir para tornar a sua empresa ainda mais tecnológica e moderna.

Além disso, monitorar as tendências de tecnologia da informação também permite que a sua corporação ganhe vantagens sobre os concorrentes, implementando soluções que farão a diferença nas suas rotinas.

Por esse motivo, procure conhecer as principais expectativas para o mercado, e saiba onde investir de forma mais assertiva.

Para ficar por dentro da tendência do mercado de TI do momento e outros assuntos, acompanhe o blog da Computécnica, com todas as novidades em primeira mão.

Veja mais

Artigos relacionados