Uma das consequências da expansão dos seus negócios é a necessidade de contratação de profissionais de TI que consigam atender a demanda crescente da empresa. Porém, nem sempre essa é uma tarefa fácil e o gestor pode encontrar muitos desafios pelo caminho.
Para te ajudar a lidar melhor com os principais desafios da contratação de novos profissionais para a sua área de TI, elaboramos este conteúdo com dicas. Confira!
Por que as empresas têm tanta dificuldade para contratar profissionais de TI?
Muitos fatores contribuem para que seja cada dia mais difícil contratar profissionais de TI. E, com certeza, o principal deles é a alta demanda por profissionais qualificados.
Hoje, existem mais vagas no mercado de TI do que profissionais qualificados para ocupá-las e a situação tende a piorar. Segundo relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o déficit de profissionais na área pode chegar a 260 mil até 2024.
Para se ter uma ideia da situação, no último ano, na grande São Paulo, o aumento da oferta de postos de trabalho na área de TI alcançou cerca de 600% na Catho, uma das maiores plataformas de empregos do país.
Quais são os principais desafios encontrados pelas empresas na contratação de profissionais de TI?
Entre os principais desafios encontrados pelas empresas na hora de contratar novos profissionais de TI, podemos destacar:
Profissionais com perfil raro
É muito difícil encontrar profissionais com perfil técnico, e que também tenham desenvolvido a capacidade analítica e estratégica. No mais, existe grande dificuldades em encontrar especialistas em procedimentos específicos.
Dificuldade em encontrar profissionais qualificados para o cargo
Bons candidatos costumam ser contratados mais rapidamente e são disputados no mercado. Assim, acabam escolhendo aquela empresa que está mais alinhada ao seu perfil e objetivos na carreira.
Falta de profissionais com visão estratégica do negócio
Os profissionais de TI precisam ser capazes não só de criar ferramentas e soluções, mas também de interpretar a visão estratégica do negócio, entender as necessidades da empresa e o impacto das ações de TI na organização. Porém, não é fácil encontrar um perfil técnico com esse conjunto de habilidades.
Mudanças de requisitos e altos custos
A tecnologia não para de mudar e evoluir. Assim, as empresas estão recrutando e selecionando profissionais para as necessidades atuais, mas sem saberem se serão úteis no futuro.
Problemas na descrição da vaga
As expectativas da empresa quanto ao profissional não costumam ser bem definidas na descrição da vaga. Isso acontece porque o gestor técnico não se comunica bem com o RH. O que tende a criar ruídos durante todo o processo de seleção.
Incentivos e benefícios insuficientes
A falta de incentivos ou benefícios suficientes são fatores que podem dificultar a contratação dos profissionais de TI. Em um mercado tão competitivo, um pequeno detalhe pode fazer um bom profissional preferir trabalhar para o seu concorrente.
Demora no processo de contratação
Se o seu processo de contratação for lento, você certamente perderá os melhores profissionais para empresas com processos mais ágeis. Bons profissionais de TI não estão dispostos a esperar.
Retenção de profissionais de TI
As empresas devem estar preparadas não apenas para contratar os profissionais de TI ideias, mas também para mantê-los satisfeitos, comprometidos e motivados.
Como lidar com os desafios de contratar profissionais de TI?
Nós listamos abaixo quatro práticas que ajudam a lidar com as dificuldades que sua empresa enfrenta para compor suas equipes de TI.
Reveja suas descrições de vagas
Você não vai encontrar a pessoa ideal, que possua todas as habilidades necessárias constantes nas descrições das vagas. Por isso, seja mais realista e escolha o candidato que mais se encaixe na função e nos objetivos da empresa.
Capacite os profissionais sua empresa já tem
Os colaboradores que melhor se adaptam à cultura da empresa podem muito bem serem desenvolvidos e capacitados para novas funções. Valorize profissionais que tenham a habilidade de aprender rápido.
3. Crie um plano de carreira para cargos técnicos
Oferecer plano de carreira é uma excelente forma para manter e atrair profissionais que buscam empresas que possam oferecer segurança e oportunidades de crescimento.
4. Opte pela terceirização na contratação de profissionais de TI
Terceirizar a contratação de profissionais de tecnologia é uma ótima solução para os seus problemas na hora de compor seu time de TI. Optar pelo body shop ou outsourcing traz diversas vantagens para o seu negócio, entre elas: redução de custos com encargos trabalhistas, agilidade na troca e na reposição de colaboradores da área e pode contar sempre com profissionais altamente capacitados e especializados.
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