maio 18, 2024 14:41

O que faz um diretor de TI: 5 práticas desse profissional

diretor de ti

Quem trabalha na área de tecnologia da informação e busca avançar na carreira deve entender a função de cada cargo. Atualmente, todo profissional da área de TI, sonha com o cargo de Diretor de TI. 

Você sabia que esse cargo também é chamado de CIO? 

Nos últimos anos, com a alta crescente da tecnologia, o Diretor de TI (CIO) exerce um papel muito importante nas empresas. Muitas pessoas acreditam que esse é o profissional que “sabe tudo de computador”, porém poucas pessoas sabem que a função deste cargo está diretamente ligada a saúde financeira da empresa e principalmente na assistência dada à operação no geral. 

Veja neste artigo qual é a função de um Diretor de TI e as 5 práticas desse profissional nas empresas. Confira. 

Quem é o Diretor de TI (CIO)? 

O diretor de TI ou CIO é o responsável pela área de Tecnologia da Informação de uma empresa. Esse profissional tem a responsabilidade por todas as atividades que tenham relação com as soluções e recursos na área de computação, além de coordenar toda a equipe de TI de uma empresa.  

Na estrutura da empresa ou hierarquia organizacional, o Diretor de TI, possui o cargo mais alto do setor, subordinado apenas pelo diretor-executivo ou ao diretor de operações de uma empresa. 

O que significa CIO? 

CIO é o acrônimo para Chief Information Officer que, em português, significa Diretor de Informação. Essa nomenclatura é uma forma de padronizar os cargos e atribuições dos executivos dentro de uma empresa.

Qual a importância de um Diretor de TI para uma empresa?

Atualmente, com a evolução da tecnologia e o crescimento das empresas no meio digital, é imprescindível a atuação de um Diretor de TI nas médias e grandes empresas. 

 Afinal, cada vez mais, as operações são digitais, com o uso de sistemas, redes de compartilhamento e armazenamento de dados em nuvem.

Por mais que as pessoas pensem que o Diretor de Ti passe a maioria do seu dia na frente da tela de um computador para desenvolver uma plataforma tecnológica ou corrigir um bug no sistema, é muito difícil isso acontecer.

 A função do CIO é atuar na parte estratégica da empresa, ele é a ponte entre o corpo executivo e a equipe de TI de forma que as atividades da área do TI, estejam alinhadas com os objetivos de uma organização. 

Quais são as 5 práticas de um Diretor de TI? 

  1. Elaborar o planejamento estratégico de TI

O CIO elabora o planejamento estratégico de TI para estabelecer qual será a contribuição da área de tecnologia da informação na estratégia corporativa. Este planejamento é importante para a visão de médio e longo prazo de como a TI, irá suportar o novo ambiente de negócios em que a organização se encontra.

  1. Administrar os processos de TI

O Diretor de TI é responsável por estruturar o fluxo de processos da equipe de TI e também por  identificar os processos e encontrar formas de otimizá-los. 

  1. Priorizar e dar suporte aos projetos de TI

Sua função está além da informática, além de planejar e administrar, o CIO deve conseguir perceber aquilo que vai trazer mais resultados para a organização em menos tempo. É necessário que esse profissional selecione qual projeto de TI será mais benéfico para o desenvolvimento da empresa visando resultados de forma eficiente. 

  1. Monitorar e apresentar os indicadores de TI

Ele é o responsável por apresentar os indicadores de TI em reuniões da diretoria. Em casos de resultados negativos, o Diretor de TI é o encarregado de buscar soluções para a melhorar o desempenho da área. 

  1. Garantir a segurança da informação

O diretor de TI tem a obrigação de zelar  pela correta distribuição da informação dentro de uma organização. Sua função é basicamente prezar pela confidencialidade de informações entre os cargos e que também não vaze nenhuma informação para os externos. 

O cargo de CIO é o sonho de todos que trabalham com TI, e para ver outros conteúdos que auxiliam no aperfeiçoamento da área de TI da empresa, acompanhe as publicações aqui, no blog Computécnica.

Veja mais

Artigos relacionados