maio 18, 2024 13:31

Field Service: 5 motivos para implementá-lo na sua empresa

Nas empresas, o fluxo de demandas diário é algo com o qual, naturalmente, as equipes de gerência já estão constantemente envolvidas. No entanto, os imprevistos tecnológicos, que extrapolam os aspectos efetivamente de gestão, sempre existem. Pensando nesse tipo de contexto, o Field Service se encaixa como uma luva. E explicaremos porquê. 

Com o movimento crescente de digitalização do trabalho, potencializado pela pandemia, diversas empresas passaram a operar de forma mais dinâmica. Muitas vezes, com funcionários trabalhando de diversos locais diferentes. Essa diversificação do trabalho acarretou, ao mesmo tempo, algumas necessidades novas no planejamento organizacional. Uma delas, por sua vez, vinculada a questões mais técnicas, como o reparo de máquinas e equipamentos de trabalho. 

Para atender essas diferentes demandas, o Field Service entra como um tipo de serviço especializado em oferecer uma assistência técnica presencial às empresas. Como benefício, promove praticidade às organizações, já que desonera seus funcionários de preocupações que só prejudicam o seu fluxo de trabalho. Nesse sentido, também promove uma maior longevidade da vida útil dos equipamentos, a partir das manutenções corretiva e preventiva. 

Cientes de que há motivos nem sempre tão claros para corroborar a relevância de se ter um FIeld Service nas empresas, elencamos 5 razões que se destacam. Essa lista servirá como base para os negócios interessados em investir nesse tipo de suporte técnico.

Suporte de TI: entenda as diferenças entre field service, service desk e help desk

1. Prevenção a problemas

Com o Field Service, nada mais natural do que a empresa passar a sofrer muito menos com problemas técnicos em suas máquinas e sistemas. Isso porque, junto à manutenção corretiva, esses profissionais atuam no sentido de garantir mais saúde aos processos. Dessa maneira, com um caráter preventivo de trabalho, o tempo passa a ser otimizado, e as preocupações relativas à manutenção, praticamente inexistentes.

2. Redução de gastos

Ao se investir em Field Service, as empresas passam a notar uma economia significativa. Isso se dá pelo fato de os profissionais contratados orientarem a respeito dos melhores sistemas operacionais para a sua equipe. Essa orientação leva a investimentos mais qualificados em ferramentas, além de não ser necessária a pausa na operação por eventuais problemas técnicos.

3. Inovações constantes

Na esteira da qualidade técnica em sistemas e operações que as empresas que contam com Field Service passam a ter, as inovações na área de TI também aparecem. Obviamente, com um fluxo afinado de manutenções e de assistência técnica especializada, é natural que os processos passem a ser cada vez mais inteligentes e assertivos. Como consequência, isso traz maior destaque às empresas, tornando-as referências em seus segmentos de mercado.

4. Fluxo de trabalho otimizado

Uma equipe que não precisa se preocupar com os imprevistos decorrentes de problemas técnicos é, sem dúvidas, uma equipe mais eficiente. Dessa forma, quando as empresas investem em Field Service, proporcionam maior produtividade aos seus funcionários. Assim, quando há qualquer problema, eles já sabem a quem recorrer. E, pelo nível de especialização dos profissionais, a necessidade de se interromper o fluxo de trabalho é significativamente menor.

5. Melhora na relação com o cliente

Com todos os aspectos anteriormente citados, é quase automático pensar que uma das consequências inevitáveis do Field Service é a melhora da relação com o cliente. Isso se dá por conta da maior integração e automatização dos sistemas, que agiliza processos e acelera diversos aspectos do dia a dia. Com um fluxo de trabalho mais dinâmico e tecnológico, o cliente tende a ficar mais satisfeito, o que toda a empresa almeja.

Empresas maduras investem em Field Service

Uma das grandes sacadas de negócios que almejam crescer trata-se, justamente, de desenvolver a sua equipe e melhorar seus processos. Dentro desse conjunto de melhorias, é preciso que não se demande dos funcionários a atenção a problemas que fogem de seu escopo. Além de não ser adequado à rotina profissional, esse tipo de tarefa desvirtua a atenção e tende a prejudicar a qualidade das entregas.

Portanto, uma solução inteligente, pertinente às questões tecnológicas que, em maior ou menor grau, afligem as empresas, é a contratação do Field Service. A partir das vantagens que conhecemos hoje, a decisão mais certeira a ser tomada está mais clara, não é mesmo?

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