Como já mencionamos aqui, Field Service é o termo usado quando nos referimos a qualquer atividade que é realizada fora de uma organização. Na área de TI, por exemplo, trata-se de levar uma equipe de profissionais de TI capacitados até o cliente, para que assim sejam realizados reparos, instalação ou manutenção de equipamentos.
Porém, muito além de simplesmente uma “assistência técnica”, o Field Service lida também com a gestão da prestação deste serviço, ou seja, ele supervisiona e direciona os recursos móveis de uma empresa (equipamentos, técnicos, veículos) que estão operando nas instalações do cliente.
Sabendo disso, neste artigo, explicaremos um pouco mais sobre o Field Service e porque ele é uma alternativa eficaz de profissionais de TI para as empresas.
Vamos lá!
Como o Field Service funciona na prática
O Field Service pode ser traduzido como “serviço de campo” e, como seu próprio nome já diz, se trata de um serviço que tem como função solucionar os problemas de TI em campo, ou seja, presencialmente.
E quem define se o atendimento precisa ser presencial ou não, é o time de Help Desk. Ou seja, após passar por essa área, profissionais de TI são enviados ao local para solucionar o problema.
O Field Service, ao contrário do Help Desk, soluciona problemas de alta complexidade e, por ser mais especializado, trabalha instalando, reparando ou mantendo equipamentos e sistemas, como desktops, notebooks e softwares.
O que marca o Field Service é o contato cara a cara com o cliente, além da manutenção corretiva e preventiva que pode ser oferecida.
Os serviços mais característicos do Field Service envolvem:
- Agendamento das ordens de serviço;
- Enviar profissionais de TI especialistas para os serviços necessários;
- Roteirização da rotina de atendimento;
- Manter a comunicação com os funcionários que estão em campo;
- Monitoramento do status das ordens de serviço;
- Coletar os dados de campo, tais como horário de entrada e saída do local e pedido de informações;
- Compartilhar os dados do trabalho e o histórico do cliente;
- Gerenciar o estoque e a disponibilidade dos produtos de TI.
Porque o Field Service é a solução quando a empresa necessita de profissionais de TI
A tecnologia da informação se torna mais complexa a cada dia. Novos aplicativos, bancos de dados, software e virtualização cada vez maior, principalmente após 2020, exigem mudanças dentro das empresas.
E, para que essas mudanças ocorram de forma segura, contar com bons profissionais de TI é fundamental. Ocorre, porém, que nem sempre é possível contar com uma equipe capacitada para atender as demandas mais complexas da empresa. Afinal, esses profissionais são raros e mantê-los dentro da empresa pode se tornar algo com elevado custo.
E é justamente aí que o Field Service entra, pois é possível ter acesso aos melhores profissionais de TI sem ter que contratar ou fazer procedimentos de entrada de novos funcionários.
Quando se tem um Field Service de TI a empresa não vai deixar de operar porque um computador travou de uma hora para outra e a resolução de problemas também não se resumirá a apenas corrigir e reparar.
Uma equipe de Field Service com profissionais de TI especializados e altamente capacitados pode otimizar o hardware e os sistemas dos computadores para que tudo seja executado com mais rapidez e eficiência.
Da mesma forma, se a sua empresa está tendo problemas para proteger seus dados vitais ou está perdendo produtividade devido à ineficiência dos programas que usa, esses profissionais podem recomendar os melhores programas, antivírus e antimalware, uma vez que as empresas de Field Service de TI têm em seus quadros de colaboradores profissionais experientes e sempre atualizados sobre os mais recentes softwares, programas e tecnologias disponíveis.
Field Service: os melhores profissionais de TI à sua disposição
A grande vantagem de contratar uma empresa de Field Service é que ela reúne um time de profissionais de TI qualificados e pode, por já ter uma grande experiência na área,
enviar para você os técnicos que se encaixam nos requisitos do trabalho.
Isso é extremamente útil em casos de alta complexidade e que requerem uma resposta urgente.
Ou seja, o Field Service é uma solução inteligente e completa para aquelas empresas que não têm tempo a perder e querem sempre contar com assistência especializada e presencial.
E para saber mais sobre as vantagens desse serviço, confira nosso artigo Field Service: 5 motivos para implementá-lo na sua empresa.