maio 18, 2024 13:56

Por que o gerenciamento de projetos PMO é uma boa solução?

gerenciamento de projetos pmo

Para que o desenvolvimento de projetos seja bem sucedido é necessário que exista uma boa e focada gestão, bem como uma estrutura adequada. E é aí que surge o gerenciamento de projetos PMO. 

Um PMO é uma excelente forma de organizar o departamento de TI, priorizar projetos e controlar a alocação de recursos. 

E se você quer saber mais sobre o assunto, conferir este nosso novo artigo para descobrir como tornar mais eficiente os projetos de TI na sua empresa. 

O que é o gerenciamento de projetos PMO?

PMO (Project Management Office), ou escritório de projetos em português, é um departamento responsável pela padronização dos processos de governança e gestão de projetos. 

Além de disponibilizar recursos, ele centraliza e controla os projetos e acompanha o trabalho para verificar se a metodologia adotada é seguida pela equipe.

Entre os tipos de PMO de TI, podemos citar: 

  • PMO de Suporte: estrutura voltada para o apoio, com um perfil mais consultivo. Ele dá recomendações aos gerentes de projetos e organiza a documentação. 
  • PMO de Controle: além do suporte, verifica se as boas práticas estão sendo cumpridas e se os projetos estão sendo gerenciados de forma adequada. 
  • PMO Diretivo: é um centro de excelência em gestão de projetos.

Quais as principais funções e importância do gerenciamento de projetos PMO de TI?

O PMO de TI abrange todos os projetos do setor, bem como aqueles demandados pelas áreas de negócio para a TI executar.

Ele é de grande importância para empresas que precisam gerenciar diferentes projetos de uma só vez. E isso ocorre porque o PMO é usado para consolidar toda a documentação dos projetos, o que é uma parte essencial da gestão de projetos.

Em geral, podemos listar as principais funções de um PMO de TI da seguinte maneira:

  • Gerenciar as demandas e o portfólio de projetos, fazendo  o controle das solicitações de projetos na TI, através de priorização e monitoramento da execução. 
  • Priorizar os projetos e determinar quais iniciativas precisam ser analisadas, qualificadas e postas em execução. 
  • Controlar os recursos destinados aos projetos.
  • Capacitar e dar suporte aos gerentes de projetos.
  • Definir processos e metodologias, permitindo assim a padronização e repetibilidade.
  • Definir e monitorar indicadores.
  • Atuar como um suporte ou mesmo auditor no gerenciamento dos projetos.

Por que adotar o gerenciamento de projetos PMO de TI? 

Agora que você já sabe o que é o gerenciamento de projetos PMO e suas funções, veja abaixo quais são os seus benefícios para a área de TI.

Projetos alinhados à estratégia da organização

A área de TI recebe, todos os dias, inúmeras demandas. Por isso, não é incomum que  algumas empresas acabem perdendo tempo e dinheiro em projetos que não são importantes do ponto de vista estratégico. 

Mas quando se tem um gerenciamento de projetos PMO fica fácil priorizar as iniciativas certas e assim, garantir que os recursos serão alocados em projetos que serão benéficos para a empresa. 

Aumento da qualidade das entregas

Um PMO é responsável por disseminar boas práticas, processos e metodologias. E isso se reflete na melhora dos projetos da TI e no aumento da qualidade das entregas. 

Capacitação dos gerentes de projetos

Com a ajuda de um gerenciamento de projetos PMO os gestores de projetos terão onde buscar informações e suporte. Ou seja,  passam a contar com um centro de referência em boas práticas de gestão de projetos dentro da sua TI.

Melhoria na tomada de decisões

O PMO permite que os gerentes de projetos possuam os dados importantes sempre em mãos e isso acaba facilitando a tomada de decisões e fazendo com que as mesmas se tornem muito mais assertivas. 

Gostou de saber mais sobre o gerenciamento de projetos PMO de TI? Agora que tal conhecer os serviços da Computécnica e tudo que podemos fazer pela sua empresa na área de Tecnologia da Informação?

Somos uma empresa que há mais de 3 décadas integra a tecnologia aos negócios de seus clientes. Contamos com um portfólio de produtos e serviços do tamanho certo para soluções em TI para médias empresas, bem como detém sólidos conhecimentos e experiência no outsourcing de infraestrutura e desenvolvimento de software das grandes empresas.
Visite nosso site e venha conversar com a gente!

Veja mais

Artigos relacionados