maio 18, 2024 13:36

3 motivos para as empresas modernizarem sua infraestrutura de TI

infraestrutura de ti

A tecnologia transformou o dia a dia das empresas, trazendo mais acessibilidade e automação. No entanto, para que ela realmente cumpra o seu papel, é importante manter a infraestrutura de TI sempre atualizada.

No entanto, por ser um aspecto que, na maioria das vezes, se mostra como um grande desafio para as empresas, independentemente do tamanho e ramo de atuação, ele acaba sendo negligenciado.

Porém, esse é um aspecto que não deve ser negligenciado e nós te contamos o motivo neste nosso novo artigo. Confira e entenda porque as empresas devem modernizar sua infraestrutura de TI. 

Veja 3 motivos para modernizar a infraestrutura de TI da sua empresa 

Com todas as mudanças tecnológicas apresentadas e o crescimento do trabalho remoto, as empresas de todos os portes e diversos segmentos (bancos e serviços financeiros, empresas de logística, indústrias, empresas de varejo e comércio eletrônico, entre outros), sentem a importância de modernizar a infraestrutura de TI. 

E, entre os diversos motivos encontrados para as empresa modernizarem sua infraestrutura de TI, podemos citar: 

1.Ganho de vantagem competitiva

O uso da tecnologia nas empresas trouxe a automatização dos processos internos e também externos. Com isso, algumas transações que antes demoravam horas para serem concretizadas de forma manual, agora são realizadas em segundos por meio de sistemas computadorizados.

E todas essas mudanças tiveram como consequência um salto significativo na qualidade dos produtos e serviços prestados, fazendo com que as organizações públicas e privadas tivessem que se modernizar para satisfazer seus clientes e se manterem competitivas em um mercado cada vez mais exigente. 

Porém, para que a sua empresa possa obter vantagem competitiva e garantir a continuidade das operações, não basta apenas implementar ferramentas e soluções tecnológicas, é preciso sempre atualizá-las. Afinal, novas tecnologias surgem a todo momento e largam na frente aquelas empresas que primeiro adaptam sua infraestrutura de TI às novidades.

2. Redução de custos e riscos

Realizar novos investimentos é sempre uma preocupação para os gestores, principalmente quando esses investimentos se referem à infraestrutura de TI. Porém, os investimentos nessa área, com o objetivo de modernização, quando feitos com a ajuda de uma consultoria especializada, reduz custos e pode, até mesmo, salvar o seu negócio da falência, uma vez que ajuda a diminuir custos e dentro da empresa. 

Ferramentas modernas podem avaliar as áreas que estão com excesso de despesas e assim, indicar onde é possível cortar custos ou realocar recursos. Um bom sistema de gestão financeira, por exemplo, é capaz de identificar os problemas de custos com matéria-prima e seus desperdícios, gerando assim uma grande economia.

Já a utilização de cloud computing, quando adotada de forma correta, pode economizar os custos de diversas operações.

No mais, a atualização periódica da infraestrutura de TI diminui os riscos de ser preciso fazer altos investimentos na compra de equipamentos e softwares, de uma hora para outra, por conta de problemas técnicos decorrentes do uso de ferramentas obsoletas.

3. Ganhos de produtividade e escalabilidade

O uso da tecnologia traz o benefício de reduzir ou eliminar os controles manuais, como também, de padronizar os processos. Assim, erros e retrabalhos são reduzidos, diminuindo o tempo de execução e aumentando a produtividade da empresa. 

E claro, com equipamentos e soluções modernas e devidamente atualizadas, a sua equipe de TI não precisará mais passar grande parte do tempo mantendo o ambiente funcionando, podendo se dedicar a outras atividades mais importantes para o seu negócio. 

Além disso, as atualizações regulares da infraestrutura de TI permitem que as empresas utilizem um número menor de máquinas mais poderosas, fato que pode significar, além de ganho de produtividade, maior desempenho, agilidade e eficiência.

Mas atenção, escolha uma tecnologia que permita a escalabilidade de maneira simples e, se possível, com suporte por um único fabricante. Assim, será possível expandir suas funcionalidades, utilizar a capacidade de armazenamento e de processamento de acordo com as necessidades do negócio.

Agora que já conhece os 3 motivos pelos quais as empresas devem modernizar sua infraestrutura de TI, confira nosso artigo sobre como escolher uma boa consultoria de TI para o seu negócio. 

E claro, continue acompanhando nossos conteúdos e conheça nossos serviços. Aqui, na Computécnica você encontra os melhores profissionais para uma consultoria de TI de excelência. Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas!

Veja mais

Artigos relacionados