maio 18, 2024 13:58

Office 365: o que você precisa saber

office 365

Quer saber mais sobre o Office 365, importante ferramenta da Microsoft baseada em nuvem? Então este é o lugar certo. 

Neste nosso novo conteúdo vamos te explicar as principais funcionalidades e características do Office 365, que engloba aplicativos como Word, Excel ou PowerPoint.

Acompanhe! 

O Office 365

O Office 365 é uma suíte de aplicativos e serviços fornecida pela Microsoft como uma solução de produtividade baseada em nuvem. 

A primeira versão do Microsoft Office para Windows, igualmente chamada de MS Office 1.0, teve seu lançamento em 19 de novembro de 1990. De lá pra cá muita coisa mudou e, atualmente, temos o Office 2021 e o Microsoft 365.

A diferença do Microsoft 365 para o Office 365

O Office 365 foi desmembrado em Microsoft 365 e Office 2021. O primeiro é adquirido por meio de uma assinatura anual, enquanto a licença do segundo é permanente, entretanto, não recebe atualizações como ocorre no caso do Microsoft 365. Para que isso aconteça, é preciso realizar uma nova compra.

O Microsoft 365 é uma assinatura que inclui os recursos mais colaborativos e atualizados em uma experiência integrada e contínua.

O que o Microsoft 365 inclui

Ao contrário das versões tradicionais do Office, que eram compradas como licenças permanentes, os usuários pagam uma taxa mensal ou anual para acessar os aplicativos e serviços do Microsoft 365. 

Isso oferece a vantagem de receber atualizações automáticas e acesso contínuo às versões mais recentes dos aplicativos, bem como suporte técnico contínuo, sem nenhum custo extra. 

O software está disponível em três versões para atender tanto a demanda doméstica quanto profissional, quais sejam, Microsoft 365 Personal, para uso de uma única pessoa; Microsoft 365 Family, válido para até 6 usuários; e o Microsoft 365 Business Standard: solução ideal para as empresas.

O Microsoft 365 Business Standard 

Como já mencionado, essa é a solução ideal para empresas. 

Os principais programas, Word, Excel, Powerpoint, Outlook, Access e Publisher,  associados ao aplicativo Bookings e os serviços Exchange, Microsoft Teams e SharePoint simplificam o gerenciamento das tarefas cotidianas. 

Com uma assinatura do Microsoft 365 Business Standard, é possível reunir até 300 usuários. Cada um deles, pode instalar o Office em cinco PCs ou Macs, cinco tablets (Windows, iPad e Android) e cinco telefones. Ademais, o Onedrive for Business garante 1 TB de armazenamento para cada um, garantindo acesso aos documentos de qualquer lugar.

Armazenamento e colaboração em nuvem

O Microsoft 365 inclui recursos de armazenamento em nuvem através do OneDrive, permitindo que os usuários salvem e acessem seus arquivos de qualquer dispositivo com segurança. 

Além disso, oferece recursos de colaboração em tempo real, como o compartilhamento de documentos e a coautoria, o que facilita o trabalho em equipe e a edição simultânea de documentos.

Governança e sustentação Azure e Office 365

A governança de dados consiste em políticas, processos e uma estrutura organizacional para apoiar o gerenciamento de dados corporativos com segurança e confiança.

Com o acúmulo cada vez maior de novos dados, as empresas precisam definir ambientes apropriados para o armazenamento e o acesso, bem como projetar uma arquitetura de dados capaz de controlar, integrar e disponibilizar para toda a organização todas as informações necessárias para o bom andamento dos trabalhos e tomadas de decisão cada vez mais assertivas. 

E o Azure Active Directory (Azure AD) é um serviço de gerenciamento de identidade e de acesso baseado na nuvem da Microsoft. Esse serviço possibilita aos funcionários o acesso a recursos externos, como o Microsoft 365, o portal do Azure e milhares de outros aplicativos SaaS, e também a recursos internos, como os aplicativos da rede corporativa e intranet.

Em resumo, a partir de uma autenticação, é possível gerenciar identidades de usuários do banco de dados e outros serviços Microsoft em um único lugar, simplificando o gerenciamento de permissões.

Gostou? Pois saiba que a Computécnica, há mais de 3 décadas integrando tecnologia aos negócios de seus clientes, desenvolve um método de gerenciamento personalizado de ambientes com multi subscription e multiflorestas. 

Dessa forma, por meio de processos de governança e gerência, conseguimos automatizar o controle de recursos individualizados otimizando assim, tempo, recursos e custo para que a administração centralizada de ambientes híbridos seja ainda melhor.

Saiba mais sobre a orquestração de ambientes híbridos e governança e sustentação Azure e Office 365, falando com os especialistas da Computécnica.

Veja mais

Artigos relacionados