maio 17, 2024 05:16

Gartner IT Spending Forecast FinOps: planejamento de budget IT 2022

planejamento de budget IT

A segurança digital deve estar entre os principais focos das empresas em 2022 e, por isso, é importante que a sua companhia realize de forma eficiente o planejamento de budget IT para esse período.

Neste conteúdo nós ajudamos você a entender a importância de otimizar o orçamento da área de tecnologia da sua empresa e trazemos insights que ajudam nessa missão. Continue a leitura.

O que é o planejamento de budget IT?

Como você deve saber, budget é o orçamento que uma empresa ou área da companhia tem para trabalhar em determinado período. Logo, o planejamento do budget IT é a realização de um orçamento detalhado para o setor de tecnologia da sua organização, nesse caso, para o período de um ano. 

Com a necessidade de investir em segurança e reforçar a infraestrutura da área, planejar cuidadosamente como serão usados os recursos disponibilizados para o departamento de TI será um grande diferencial para o seu negócio em 2022.

Por que realizar o planejamento de budget IT?

O setor de TI é um dos mais onerosos dentro de uma empresa. Além do investimento em equipamentos de última geração e enorme qualidade, é comum que os profissionais da área sejam tão qualificados que se tornam caros aos cofres da organização. 

Dessa forma, não planejar os gastos com a área é um grande erro. Afinal, além de você não escolher com assertividade onde irá inserir o seu dinheiro, também corre o risco de defasar segmentos que precisam de mais recursos.

A Gartner, uma das principais empresas do ramo da tecnologia da informação em atuação global, identificou que a tendência, para 2022, é de um grande crescimento do setor. Estima-se algo em torno de 12% em comparação com 2021, com os governos demonstrando maior interesse pela área e buscando por mais segurança em dados digitais.

Por isso, é hora de avaliar como está o seu orçamento para a equipe de TI e, se for necessário, fazer investimentos, antes que a demanda aumente, a oferta caia e os preços se tornem exorbitantes. 

Como realizar o planejamento de budget IT?

O planejamento de budget IT, quando bem organizado, ajuda a manter a empresa competitiva no mercado. Isso significa mais contratos e, essencialmente, maior retorno financeiro, que compensará o investimento.

Por isso, é essencial criá-lo com base em alguns pontos estratégicos, que ajudarão a torná-lo mais assertivo e compensatório.

Considerar o faturamento do ano anterior

Baseado no que você investiu e nos resultados obtidos, é possível pensar em um budget mais adequado.

Determinar as otimizações em equipamentos

A compra de equipamentos mais modernos pode ser necessária e isso deve ser considerado no seu planejamento.

Executar melhorias estruturais

Desde melhorias ergonômicas, com melhores mesas e cadeiras, até na estrutura de atuação, como o prédio e equipamentos de refrigeração.

Planejar o crescimento do período

Defina o objetivo que você deseja alcançar, determine um prazo e verifique se suas metas são mensuráveis.

Após fazer essa planificação, que se relaciona, essencialmente, aos valores que serão dispensados para o planejamento de budget IT, ainda vale a pena que você faça uma análise mais aprofundada, com foco na mensuração de resultados. Ou seja: será que o investimento previsto terá o retorno esperado?

Para tanto, vale a pena você, como gestor, ter um roteiro de avaliação que considere estes pontos:

  • verificar os resultados de cada etapa, em períodos mais curtos (mensalmente, por exemplo)
  • fazer pesquisas de boas práticas da concorrência, se valendo de ferramentas e metodologias de benchmarking
  • analisar o investimento em seu principal recurso: o humano
  • estar atento à inserção de novas e modernas tecnologias, bem como metodologias de trabalho que tragam mais eficiência para a rotina da empresa. 

Por que as empresas devem investir em mais segurança em 2022?

A previsão para 2022, e para os próximos anos, é de informatizar o máximo possível de processos.

Isso inclui dados, transferências, documentos, tudo o que, ainda, está defasado em arquivos e papéis. Com isso, há uma necessidade urgente de aumentar a segurança digital.

Sendo assim, este é o momento ideal para investir na otimização das equipes e da estrutura de TI para, assim, poder atuar de forma mais eficiente e protegida.

Para conhecer métodos e maneiras de tornar sua empresa mais competitiva e segura, acompanhe as publicações aqui, no nosso blog, e veja o que nossos especialistas têm a compartilhar.

Veja mais

Artigos relacionados