maio 18, 2024 13:21

O que é o Power BI Desktop?

power bi desktop

No nosso artigo O que é Power BI e como funciona, explicamos o que é o Power BI, mas hoje vamos vamos abordar, especificamente o que é o Power BI Desktop, um aplicativo gratuito que pode ser instalado no computador local e que permite que você se conecte aos seus dados, transforme-os e visualize-os. 

Venha com a gente e saiba mais sobre essa importante ferramenta.

O que é o Power BI

De forma simplificada, podemos dizer que  BI (Business Intelligence) consiste em reunir várias informações de lugares diferentes para facilitar o entendimento e análise desses dados.

No entanto, todo esse processo de BI traz grandes desafios para quem tem a missão de analisar esses dados para a inteligência de negócio e, é aqui que entra o Power BI.

O Power BI é um software de Business Intelligence lançado pela Microsoft em 2015. Ele  transforma dados em informação gerando inteligência de negócios e permite que o usuário conecte diferentes fontes de dados (Excel, SQL, SAP, etc), para extraí-los, tratá-los, gerar indicadores de desempenho e criar dashboards

Com o Power BI, o compartilhamento dos dashboards entre os membros da equipe de trabalho é feito de forma rápida e eficiente. E, entre as suas ferramentas encontramos o Power BI Desktop. 

O Power BI Desktop

O Power BI Desktop faz parte do conjunto de ferramentas do Power BI, que inclui também o Power BI Service (uma plataforma online para compartilhar relatórios) e o Power BI Mobile (um aplicativo móvel para acessar relatórios).

Com ele é possível importar, transformar e visualizar dados de várias fontes diferentes. Ele oferece recursos avançados de modelagem de dados, permitindo que os usuários combinem dados de várias origens, realizem transformações e criem relacionamentos entre as tabelas.

O Power BI Desktop é atualizado e lançado mensalmente, incorporando comentários dos clientes e novos recursos. Há suporte somente para a versão mais recente do Power BI Desktop, e os clientes que entrarem em contato com o suporte do Power BI Desktop serão solicitados a atualizar para a versão mais recente.

Como o Power BI Desktop funciona

Com o Power BI Desktop, você pode:

  • Conectar-se a dados, incluindo várias fontes de dados.
  • Formatar os dados com consultas que criam modelos de dados atraentes e repletos de insights.
  • Usar modelos de dados para criar visualizações e relatórios.
  • Compartilhar seus arquivos de relatório para que outras pessoas aproveitem, criem com base neles e compartilhem. 

Como começar a usar o Power BI

O primeiro passo é fazer a instalação da ferramenta e para baixá-la acesse a página de download do Power BI Desktop e selecione download gratuito. 

Você também pode baixar o Power BI Desktop do serviço do Power BI. Selecione o ícone Baixar na barra de menus superior e, em seguida, selecione Power BI Desktop.

Na página da Microsoft Store, selecione Obter e siga os prompts para instalar o Power BI Desktop no computador. Inicie o Power BI Desktop no menu Iniciar do Windows ou no ícone na barra de tarefas do Windows.

Na primeira vez em que é iniciado, o Power BI Desktop exibe a tela Bem-vindo onde você pode obter dados, ver fontes recentes, abrir relatórios recentes, abrir outros relatórios ou selecionar outros links. Selecione o ícone fechar para fechar a tela Bem-vindo.

Ao longo do lado esquerdo do Power BI Desktop, há ícones referentes às três exibições Power BI Desktop: relatório, dados e modelo, de cima para baixo. Selecione o modo de exibição de sua preferência.

Uma vez instalado o Power BI Desktop, é hora de conectar os dados para começar a usá-lo. E para se conectar aos dados siga as etapas a seguir:

  1. Na faixa de opções Página Inicial, selecione Obter Dados > Mais. A janela Obter Dados será exibida, mostrando as muitas categorias às quais o Power BI Desktop pode se conectar.
  2. Quando você seleciona um tipo de dados, o sistema solicita informações, como a URL e as credenciais, necessárias para o Power BI Desktop se conectar à fonte de dados em seu nome.
  3. Depois que você se conectar a uma ou mais fontes de dados, o ideal será transformar os dados, de modo que sejam úteis para você.

Gostou? Tem dúvidas sobre o funcionamento do Power BI Desktop?  Quer saber mais sobre o poder do Business Intelligence e como o Power BI pode elevar as suas estratégias? Acesse a nossa página sobre BI e descubra como podemos te ajudar nessa nova jornada!

Veja mais

Artigos relacionados