maio 18, 2024 13:08

Saúde mental e qualidade de vida na área de TI

saúde mental

Falar sobre saúde mental e qualidade de vida é falar sobre profissionais das mais diversas áreas, que vêm enfrentando problemas de esgotamento emocional e psicológico, por diversas razões, não sendo este mais um assunto eventual. 

Como em muitos setores, a área de TI exige muito de energia, tempo e entrega de seus profissionais, que por sua vez são competitivos e querem sempre dar o melhor de si no que fazem.

Em geral, todos os esforços empreendidos são recompensados com remunerações atraentes, tendo em vista que o cenário é exigente quanto à qualificação e existe um déficit muito grande de pessoas capacitadas para atuar neste mercado. 

Os benefícios a curto prazo para a carreira são atrativos, indiscutivelmente bons, o que potencializa uma normalização do padrão “workaholic” entre os profissionais de TI. Isto porque ao adotarem esse padrão tornam-se os principais candidatos ao burnout, por exemplo. 

Não são poucas as chances de equipes altamente motivadas tornarem-se rapidamente esgotadas e desestimuladas. Basta não dar atenção à saúde mental e qualidade de vida na área de TI.

A realidade do setor

A área de TI enfrenta um cenário de alta rotatividade constante, falta de mão-de-obra qualificada e competitividade, o que faz com que a demanda de trabalho dos profissionais disponíveis, que já é considerada elevada no setor de tecnologia, se torne ainda mais intensa. 

De acordo com a pesquisa The State of Burnout (O estado do Burnout) da Blind, plataforma de fóruns e comunidades profissionais anônimos, realizada em fevereiro de 2020, quase 61% dos profissionais de TI estão esgotados. Já entre abril e maio de 2021 realizaram as mesmas perguntas, novamente, para 6.789 usuários da Blind, na busca por entender como a saúde mental no ambiente de trabalho foi percebida desde o início da pandemia. Para a infeliz surpresa de todos, dessa vez, 73% dos profissionais afirmaram estar exaustos.

Motivos que impactam a saúde mental e a qualidade de vida

Existem diversas pesquisas médicas que sugerem que até 90% de todas as indisposições e doenças estão relacionadas ao estresse, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Há também provas mostrando que o estresse crônico pode baixar a imunidade e deixar as pessoas mais suscetíveis a infecções. O estresse também parece estimular o apetite e contribuir para o ganho de peso.

Muitos temores assolam os profissionais ativos no mercado de trabalho, dentre eles podemos citar:

  • A segurança no emprego;
  • Carga de trabalho desmedida;
  • Baixa autoestima e má gestão do tempo de lazer;
  • Comparações interpessoais e competitividade negativa;
  • Falta de perspectiva e de projeção profissional;
  • Falta de autonomia no setor;
  • Cansaço físico e fadiga emocional.
aumentea produtividade de sua equipe

Dicas que tornam o ambiente de trabalho mais saudável

Entender que quando a gestão se apresenta como menos burocrática, os processos e a comunicação ficam mais leves e fluidos.

Pessoas aumentam seu volume de produtividade à medida que a empresa se posiciona com mais humanização.

Separamos algumas dicas para que sua equipe de TI passe a dar mais atenção à saúde mental, antes de qualquer sistema humano dar pane!

  • Aderir a programas sociais que contribuem para uma melhor ergonomia, saúde mental e física;
  • A gestão de pessoas criar escalas de horários flexíveis para seus colaboradores;
  • Normalizar a prática de recebimento de feedbacks por parte da gestão;
  • Criar uma ambientação agradável, um espaço de trabalho que foque em qualidade de vida.

O que todo profissional precisa entender é que ter autorresponsabilidade no trabalho é tão necessário quanto obter válvulas de escape, ou seja, atividades em que o indivíduo desfrute de lazer e momentos de descontração e satisfação pessoal.Tais atividades devem transportar o profissional de TI para fora da rotina da empresa, proporcionando autocuidado, saúde e motivação de viver.

Consultas médicas e acompanhamentos com profissionais especializados, tais como: educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas auxiliam na busca de novos objetivos pessoais, que consequentemente, ampliam a saúde mental e a qualidade de vida dos profissionais.

Gostou do conteúdo? Leia também nosso artigo sobre entrevista de emprego e fique por dentro de dicas para o recrutador da área tecnológica.

Veja mais

Artigos relacionados