maio 18, 2024 14:36

Zabbix: o que é e para o que serve

Zabbix

Não sabe o que é o Zabbix e o que ele pode fazer pela sua empresa? Então confira esse conteúdo e descubra agora mesmo os benefícios dessa importante ferramenta de monitoramento de rede. 

Boa leitura!

O que é o Zabbix?

Zabbix é um software que garante o monitoramento em tempo real de diversos dispositivos, servidores e até mesmo aplicações ao mesmo tempo. 

O Zabbix também pode criar relatórios em diversos formatos (gráficos, listas e mapas) e isso pode ser extremamente útil na hora de montar uma estratégia envolvendo a infraestrutura de TI. 

Trata-se de uma ferramenta de monitoramento de rede altamente recomendada para negócios e empresas de grande porte.

Por que é importante fazer o monitoramento de rede?

Como você já deve saber, a rede de uma empresa é formada por um conjunto de computadores que funcionam em conjunto e que estão ligados à internet.

Já o monitoramento de rede é um processo que mantém sob vigilância os recursos disponíveis na rede de computadores. O monitoramento é feito em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Esse procedimento é importante pelos seguintes motivos: 

  • Torna seus computadores menos propensos a sofrerem com ciberataques que possam  comprometer seus trabalhos e documentos armazenados na rede;
  • Garante a integridade de documentos e dados, internos e de clientes;
  • Alerta contra qualquer tipo de mal funcionamento que possa atrapalhar as atividades da rede;
  • Auxilia em ações de manutenção preventiva e diminui as interrupções das atividades;
  • Garante um melhor andamento e execução dos projetos realizados pelo seu time de colaboradores.

Como funciona o Zabbix?

O Zabbix permite monitoramento agentless (sem agentes) para diversos protocolos e também conta com funções de auto-discovery (descoberta automática de itens) e low level discovery (descoberta de métricas em itens monitorados). 

Ele é composto pelos seguintes módulos:  

Zabbix Server

Este módulo coleta dados para monitoramento com e sem agentes. 

Os alertas do sistema de monitoramento podem ser configurados para utilizar vários métodos de comunicação: SMS, e-mail e abertura de chamados em sistemas de helpdesk. 

O histórico do monitoramento é mantido em bancos de dados gerando gráficos, painéis de acompanhamento e slides que expõem as informações coletadas. 

Zabbix Proxy

Módulo que coleta informações parciais e envia para o Zabbix Server. 

Essa arquitetura é ideal para quem deseja um monitoramento distribuído, além de ser útil para coletas conjuntas em redes distintas.

Zabbix Agent

O Zabbix Agent é instalado diretamente nos hosts, permitindo a coleta de métricas específicas de sistemas operacionais como CPU e memória. 

Por meio desse módulo é possível também realizar a coleta de métricas personalizadas usando scripts ou programas externos. 

Quais são as vantagens do Zabbix?

A possibilidade de monitoramento e de análise de dados é a função principal do Zabbix, sendo possível monitorar múltiplos sistemas ao mesmo tempo, em filiais diferentes. Além disso, a ferramenta traz diversas outras vantagens.

Para começar, a ferramenta permite o armazenamento de dados para análise e também traz a possibilidade de organizar e trabalhar com esses dados de diferentes maneiras, conforme a necessidade da sua empresa.

Já quando o assunto é a segurança dos dados gerados e sistemas utilizados, o Zabbix trabalha com um  sistema de criptografia e autenticação, para garantir um elevado índice de segurança.

Outra vantagem que merece destaque é a facilidade em gerar e manipular objetos e dados. Isso simplifica consideravelmente o dia a dia e a configuração de sistemas que possuem as mesmas características.

E por falar em configurações, a instalação do Zabbix é simples e rápida e ele é compatível com os principais sistemas operacionais e plataformas. Possui ainda uma interface 100%  web intuitiva para administração e exibição de dados.

O Zabbix apresenta código aberto sem vendor lock-in e código fonte livremente acessível, fato que garante uma grande liberdade para os usuários.

O sistema permite ainda que ações automáticas como, por exemplo, restart de serviços sejam executados a partir de eventos. 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é o Zabbix e o que ele pode fazer pela sua empresa, que tal implementar esse recurso hoje mesmo, investindo muito pouco para alcançar todos os benefícios que ele proporciona? 

Entre em contato com a Computécnica. Nossa equipe de especialistas está sempre pronta para ajudar a sua empresa a crescer!   

Veja mais

Artigos relacionados