maio 18, 2024 13:47

Otimizando governança de forma inteligente com DevOps

devops

Um novo conceito surgiu para a área de TI das empresas e ele vem conquistando cada vez mais espaço e adeptos: o DevOps. Essa proposta, que visa modernizar e integrar os processos na área de tecnologia da informação, traz novos ares para o segmento em um momento crucial, no qual é preciso se renovar para se destacar no mercado.

Dessa maneira, muitas companhias têm aderido à sistemática DevOps, com foco na otimização dos processos cotidianos e, consequentemente, buscando tornar a cultura organizacional ainda mais eficiente.

Veja neste conteúdo como o DevOps ajuda a otimizar a governança na sua empresa. Boa leitura!

O que é o DevOps?

O DevOps é um conceito de trabalho, que se adaptou perfeitamente à rotina do segmento de TI.

Essencialmente, ele propõe uma fusão entre duas áreas do setor: o Desenvolvimento (Dev) e o Operacional (Ops).

A área de tecnologia da informação é bastante conhecida por ter processos de trabalho muito bem definidos, com etapas que, dificilmente, integram os departamentos. No entanto, esse tipo de atuação tende a apresentar problemas, erros e gargalos produtivos.

Portanto, a necessidade de aumentar e otimizar a comunicação entre os setores internos deu espaço para buscar uma nova metodologia, que solucionasse essas falhas cotidianas. Nesse caso, o DevOps surge como uma alternativa viável. 

Como funciona a metodologia Devops?

A metodologia DevOps promove essa adequação entre os setores produtivos de uma empresa, de modo que um contribua com o outro. Dessa forma, seu principal objetivo passa a ser o de proporcionar bases para um trabalho mais ágil e modernizado, por meio, principalmente, da simplificação de processos e integração de departamentos.

Para tanto, ele vai se utilizar de uma série de ferramentas que buscam otimizar os setores em separado, para que, posteriormente, se alcance melhores resultados conjuntos.

Na prática, a proposta do DevOps é orientar os processos dos departamentos de Desenvolvimento e de Operações, de modo a gerar um ciclo que está sempre se retroalimentando. Essencialmente, funciona da seguinte maneira: enquanto os desenvolvedores estão focados na criação e lançamento do projeto, o grupo de operações já está cuidando de toda a infraestrutura que irá estabilizar a aplicação.

Com o trabalho conjunto, as chances de sucesso logo no lançamento são muito maiores, além de gerar resultados muito mais rápidos. 

Quais são os desafios na implementação do DevOps?

Quando compreendemos que o DevOps é, em suma, um conceito, já conseguimos identificar o primeiro e maior desafio de sua implantação, pois para que ele seja, essencialmente, inserido no cotidiano e traga resultados na produção efetiva, é necessário que, primeiramente, esse conceito seja incutido na cultura do negócio.

Logo, ele precisa ser compreendido e absorvido pela equipe. Sem essa aderência, dificilmente você conquistará os benefícios da metodologia DevOps em seu cotidiano empresarial. Quando é feita a integração de departamentos, todos passam a ter uma responsabilidade conjunta no processo de desenvolvimento e entrega de projetos.

E isso, ao mesmo tempo que torna a criação mais rápida, também pode abrir espaço para conflitos entre os colaboradores.

Portanto, se você está pensando em inserir o DevOps como um método de otimização em sua empresa, saiba que deverá investir em treinamentos e dinâmicas de equipe, para poder modificar o pensamento atual do seu grupo de trabalho. 

Como otimizar a governança de dados com DevOps

A metodologia DevOps é uma grande aliada para a governança de dados. Afinal, quando há mais conexão entre os setores, é possível avaliar melhor o processo de criação contínuo. Com isso, há um ganho, também, para os departamentos administrativos da empresa.

A união e a integração permitem que se tenha mais foco no desenvolvimento e na entrega de projetos robustos, com o mínimo de erros e com mais chances de aprovação primária.

Dessa maneira, isso otimiza, também, a gestão em governança dos dados, que se torna mais ágil no acompanhamento e na revisão das questões inseridas no desenrolar do projeto. Assim, além de gerenciar o processo de desenvolvimento, o DevOps também permite maior controle sobre a verificação dos dados inseridos. Com isso, se alcança ainda mais qualidade no trabalho cotidiano da empresa. 

Quais os benefícios de integrar o DevOps?

Após compreender como o DevOps funciona na prática, já é possível visualizar quais benefícios ele pode trazer para o departamento de TI e toda a companhia. O principal é a integração dos departamentos que, trabalhando em conjunto, apresentam resultados melhores e mais rápidos. 

E isso, além de proporcionar um ganho operacional e financeiro, também permite que haja uma melhor conexão entre os grupos de colaboradores, o que tende a melhorar o ambiente de trabalho como um todo.

Além disso, a simplificação dos processos proposta pelo DevOps torna a criação e o desenvolvimento de projetos muito mais ágil. Isso faz com que seja possível escalar as ofertas no mercado. Logo, mais retorno ao caixa da empresa.

Vale a pena estudar com mais profundidade a possibilidade de inserir a metodologia DevOps em seu negócio. E, se quiser saber mais sobre esse assunto, dê uma olhadinha em nosso site. Temos muitas informações que serão úteis para você!

Veja mais

Artigos relacionados