Field Service (“Serviço de Campo”, em português) é o termo designado para qualquer atividade que é realizada fora de uma organização. Na área de TI, por exemplo, trata-se de levar uma equipe de funcionários até o cliente, para que assim sejam realizados reparos, instalação ou manutenção de equipamentos. Estas equipes geralmente são compostas por profissionais técnicos, que prestam seus serviços qualificados para empresas e indústrias.
Outro exemplo que podemos citar é quando o nosso laptop ou adega de vinho quebra, e não conseguimos consertá-los de prontidão. Com isso, recorremos à famosa assistência técnica que realiza reparos em marcas específicas, e o técnico vai até o seu local para realizar o serviço. Simples assim.
Neste artigo, explicaremos um pouco mais sobre este tipo de serviço e porque é interessante implantá-lo dentro da sua empresa, independente do ramo de atuação. Vamos lá!
O que a sua empresa ganha ao optar pela alocação de profissionais de TI
Field Service: como é na prática?
É importante ressaltar que o Field Service não se trata somente da ida de um técnico ao local onde há uma ocorrência. Muito além disso, também lidamos com a gestão da prestação deste serviço.
A gestão pode envolver histórico do cliente, seleção dos profissionais mais capacitados para a demanda, coleta de dados para transformá-los em análise, manutenção do controle de estoques e produtos etc.. Em outras palavras, trata-se do que o mercado conhece como Field Service Management (FSM), que engloba algumas atividades. Veja quais:
- Atribuições e agendamento de ordens de serviço
- Comunicação com a equipe que está em atividade no campo (fora da empresa)
- Coleta de dados diversos (hora de chegada, solicitação de informações, finalização do serviço etc.)
- Reunir dados sobre o cliente e o seu histórico, compartilhando estas informações com a equipe técnica
Ou seja, o FSM é uma solução 360º, onde a empresa e funcionários conseguem se envolver com seus clientes de maneira profunda, oferecendo serviço 100% personalizado e que realmente resolve todos os problemas.
Vantagens do Field Service Management
O FSM oferece algumas vantagens interessantes para a sua empresa. Veja alguns exemplos:
Redução de custos
Uma vez que o gerenciamento de field service consegue visualizar quais operações são realmente necessárias para convocar uma equipe de campo, há uma redução significativa de custos.
Soluções imediatas
Com serviço de ponta, compartilhamento de dados e outras características, as soluções oferecidas pelo FSM são imediatas, solucionando todos os problemas ocasionados no sistema.
Com um técnico capacitado, o banco de dados é acessado em tempo real, evitando o contato com outras áreas e resolvendo a ocorrência de maneira mais rápida, eliminando burocracias.
Atendimento humanizado
Carro chefe do modus operandi das empresas modernas, o atendimento presencial dá ao cliente a sensação de que a empresa se importa com ele. Além disso, as soluções são 100% personalizadas de acordo com a demanda.
Não dependência de RH para contratar serviços
Por fim, o FSM dispensa a utilização do setor de Recursos Humanos para contratar ou fazer procedimentos de entrada de novos funcionários, uma vez que os serviços são automatizados e escolhem a equipe mais adequada.
Field Service: a melhor solução para automatizar processos internos e externos
Conforme vimos, o FSM é uma solução inteligente para empresas de diversos portes que desejam automatizar seus processos internos e externos, aumentando a sua produtividade de maneira significativa.
Contrate hoje mesmo este serviço e veja por si mesmo o potencial em ganhos que a sua empresa e os seus clientes receberão!
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